quarta-feira, 20 de julho de 2011

GUERRA DO VIETNÃ




Hearts and Minds "Corações e Mentes"


É um documentário filmado por Peter Davis em 1975, bem no auge da guerra do Vietnã. O documentário mostra, a priori, o discurso patriótico exacerbado dos combatentes e dirigentes norte-americanos antes do conflito. Durante o conflito percebe-se que o mesmo discurso ganha um ar vacilante, ao mesmo tempo em que a própria sociedade ianque começa a questionar a legitimidade da guerra no sudeste Asiático. Davis também mostra com pioneirismo e sensibilidade ímpar, a dor e a resiliência dos povos vietnamitas, uma vez que o diretor não hesita em mostrar cenas inéditas , até então , da guerra. Outro aspecto que merece ser mencionado diz respeito ao título do documentário, retirado de um discurso célebre do então presidente norte-americano Lyndon Johnson, no qual ele afirma que : “A vitória da América dependerá dos corações e mentes das pessoas que moram no Vietnã."




KIM PUCH


A menina de 9 anos foi atingida por um bombardeio de um avião norte americano no vilarejo de Trang Bang.



Tendo suas roupas consumidas pelas chamas, a menina foi fotografada por Nic Ut que a levou para o hospital para receber cuidados médicos.


Pam Thi Kim Puc atualmente é casada, mora no Canadá e lidera uma fundação voltada para as crianças vítimas da guerra.

terça-feira, 24 de maio de 2011

FILOSOFIA - O MITO DA CAVERNA POR MAURÍCIO DE SOUSA



O que você compreendeu da estória?

De que maneira podemos dizer que a “ideia” presente no mito da caverna de Platão pode ser estendida aos dias de hoje?
Será que podemos comparar o mito da caverna com os realitys shows como, por exemplo, o Big Brother??


Elaborem um artigo em que essas respostas estejam contextualizadas. Lembre-se que seu artigo deve conter introdução , desenvolvimento e conclusão , portanto no mínimo 3 parágrafos nos quais suas ideias possam ser entendidas claramente.


http://www.monica.com.br/comics/piteco/welcome.htm

quarta-feira, 20 de abril de 2011

" Lênin, segurando a beirada da tribuna e percorrendo com os olhos pequenos e faiscantes a multidão, esperava de pé, aparentemente indiferente à longa ovação que demorou vários minutos. Quando acabou, disse simplesmente: "Vamos agora proceder à construção da ordem socialista"

"Jonh Reed. Os Dez dias que abalaram o mundo"



OS BOLCHEVIQUES:

Liderados por Vladimir Ulianov ( Lênin) e Lev Davidovich (Trotsky)propunham que a revolução deveria ser feita com o apoio do proletariado e dos camponeses; juntos, derrubariam o czarismo e o capitalismo, colocando os trabalhadores no poder.

OS MENCHEVIQUES:

Liderados por Martov e Kerensky, propunham a aliança do trabalhador com a burguesia para, gradativamente, ir implantando as reformas necessárias ao socialismo. Eram contra a tomada do poder através da revolução; defendiam o princípio do voto.







REVOLUÇÃO RUSSA ( Ritmo: To nem ai - Luka)


Mandava muito, autoritário, era assim que governava o Czar Nicolau..
Rússia com fome, desigualdade, veio o Domingo Sangrento e o ensaio geral..
Mencheviques que eram a minoria tomaram o poder..
Mas com Lênin a frente Bolcheviques vieram vencer..
Russos Brancos e Vermelhos..

Arruma aqui, acerta ali, nova política econômica se implanta ai..
Arruma aqui, acerta ali, a URSS veio a surgir..

D E S A F I O !!! AULAS DE REVOLUÇÃO INGLESA !!!!

Oi gente!! Coloquei aqui algumas questões para desafiar vocês , espero que gostem e postem as respostas pelo comentário ok??

1º O que significa dizer que na Inglaterra "o rei reina, mas quem governa é o Parlamento" ?

2º Qual a diferença entre uma monarquia absolutista e uma monarquia parlamentar ?

3º Em qual dessas formas formas de governo os governados são súditos e cidadãos, respectivamente?

A) Ditadura e Oligarquia
B) Presidencialismo e Monarquia Absolutista
C) Monarquia Absolutista e Monarquia Parlamentar
D) Oligarquia e Presidencialismo
E) Ditadura e Monarquia Parlamentar

terça-feira, 19 de abril de 2011

Músicas das aulas para a galerinha do Anita Garibaldi e do Saldanha !!!

Revolução Francesa
(De repente Califórnia- Lulu Santos)

Foi na Revolução Francesa,
O povo, o clero e a nobreza.
Os três Estados que dureza,
É a maior contradição.

Primeiro Estado é o clero,
Segundo Estado é a nobreza,
Terceiro Estado que dureza: a burguesia e o povão.

Refrão:
Liberdade e Igualdade com a Fraternidade era um disfarce,
Pra na verdade, a derrubada do poder.

Que foi o Iluminismo contra o Absolutismo,
Que implantou lá pela França o “Estado Liberal”.

Mas o povo foi traído, os ideais foram rompidos.
A Ditadura vem de novo, agora é com Napoleão.

Refrão

.......................................


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
( Estúpido Cupido - Celly Campello)

Que é Revolução Industrial?
A produção não é artesanal,
tem muita máquina e coisa e tal,
precisa acúmulo de capital,
inglês foi aí,
que a indústria veio a surgir.
Na Inglaterra tem muito carvão
e o comércio pelo mar é bom,
a burguesia tem um dinheirão
e no poder tem participação,
o campo se cercou,
e a cidade até superlotou.
"Assim que começou
essa exploração,
trabalho de montão
pra ganhar um tostão."

Gente aqui está um modelo Ford T




Idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, o fordismo se caracteriza por ser um método de produção caracterizado pela produção em série, sendo um aperfeiçoamento do taylorismo.

Ford introduziu em suas fábricas as chamadas linhas de montagem, nas quais os veículos a serem produzidos eram colocados em esteiras rolantes e cada operário realizava uma etapa da produção, fazendo com que a produção necessitasse de altos investimentos e grandes instalações. O método de produção fordista permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920. O veículo pioneiro de Ford no processo de produção fordista foi o mítico Ford Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode".



Tempos Modernos com charles chaplin

terça-feira, 5 de abril de 2011

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: Um choque de Imperialismos






Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra.
Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial e industrial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações, especialemente entre a Inglaterra e a Alemanha havia se unificado tardiamenmte e apresentava-se como uma forte concorrente para abalar a posição hegemônica da Grã-Bretanha. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.
Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.

O pan-germanismo e o pan-eslavismo também influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica.O mesmo acontecia com os países eslavos.


O início da Grande Guerra:

O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.


Política de Alianças:

Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente , formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido. O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.


Desenvolvimento:


As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.


Fim do conflito:

Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.
A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.
..................................................


LISTA DE EXERCÍCIOS PARA CASA –

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


1. A expansão colonialista europeia do século XIX foi um dos fatores que levaram:
a) à diminuição dos contingentes militares europeus.
b) à eliminação da liderança industrial da Inglaterra.
c) ao predomínio da prática mercantilista semelhante à do colonialismo do século XVI.
d) à implantação do regime de monopólio.
e) ao rompimento do equilíbrio europeu, dando origem à Primeira Guerra Mundial.

2. Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que formaram  a Tríplice Entente.

3. No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.


4. Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial por que:
a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.
b) liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências europeias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.
d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.
e) se manteve afastado do conflito direto com as potências europeias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.

5. Comente a situação da Alemanha após a assinatura do Tratado de Versalhes.

6. Ao final da Primeira Guerra o mapa europeu é redesenhado. Quais países surgiram após o conflito?




MÚSICA AULA ' A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL'

A Primeira Guerra Mundial
( Eu nasci há dez mil anos atrás- Raul Seixas)

Foi assim na primeira guerra mundial
Foi um choque de imperialismos a causa principal.

A Alemanha se industrializou ligeiro,
Já superava a Inglaterra e a França.
E em 1914 tinha mais ferro e aço, eu vi...

E então formou-se a Tríplice Aliança,
Que eram a Alemanha, Itália e a Áustria.
A vingança da França que perdeu a Alsácia-Lorena pra a Alemanha, eu vi...

Refrão

Do outro lado formou-se a Tríplice Entente,
Que compreendia a Inglaterra, França e Rússia.
A Paz Armada e os militarismos também são causas da guerra, eu vi...

E foram mais de oito milhões de mortos,
A Rússia entra num regime socialista.
O mapa europeu se transformou com a guerra, surgindo outras nações, eu vi...

Foi assim na Primeira Guerra Mundial.
Foi um choque de imperialismos a causa principal.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Uma Introdução Sobre a Condição Feminina no período colonial.

A sociedade que se formou no Brasil no período colonial teve como principais características o patriarcalismo e o escravismo. Essa sociedade patriarcal definiu os ditames para a mulher segundo sua própria cultura barroca e tridentina (segundo o Concílio de Trento). Era forte a tendência misógina em relação à atuação do sexo feminino na construção da sociedade da época, caracterizada pela extrema reclusão feminina ao âmbito familiar.
As mulheres apareciam nas fontes historiográficas subordinadas, pois através de um amplo processo de normatização, cujo objetivo era produzir imagens e padrões ideais de comportamento, estas tinham suas “vozes” caladas da dinâmica social.
Atendendo ao controle da sexualidade das mulheres por parte do Estado e da Igreja, toda a educação feminina era então voltada para este propósito. Inseridas num contexto de submissão e negada qualquer expressão de poder ou resistência, é no ambiente privado do lar, onde muitas vezes os homens também comandam, que elas vão encontrar o espaço para a rebeldia e transgressão. Num tempo em que a religião era inseparável da política, a Igreja Católica teve um papel tão importante quanto a Coroa Portuguesa na formação da política colonial da América Portuguesa. O código moral da Igreja Católica reforçado pela Contra Reforma associou explicitamente virgindade e castidade femininas, honra familiar e proeminência social, sempre de acordo com a doutrina religiosa de limpeza de sangue.
No Recife sob a administração do conde Maurício de Nassau, o contato entre luso-brasileiros e flamengos transforma-se numa teia de relações em que é vedado às mulheres qualquer contato com os “invasores” segundo o discurso moralizador da Igreja Católica. No entanto, a partir de 1630, o Recife se transforma e ganha novos ares metropolitanos com as mudanças advindas com os holandeses, permitindo assim a livre circulação das figuras femininas, em especial as da elite recifense. No contexto anterior à dominação holandesa, isso seria praticamente impossível, uma vez que a circulação dessas mulheres se resumia às figuras femininas de baixo ou nenhum prestígio social como prostitutas, negras forras, escravas e brancas pobres. (LEMOS*; 2003).
As mulheres coloniais, em especial as da elite, deveriam ser o exemplo ideal a ser copiado e a ser seguido na colônia pelas outras, sejam essas brancas pobres, mulatas, ou até mesmo negras forras. Contrariando tais preceitos, estão os interesses pessoais de uma dessas mulheres da elite recifense: Anna Paes, senhora do engenho de Casa Forte.
Mas essa já é uma outra História. ♥ By Lea

*ALBERON DE LEMOS é professor de História na UPE-FFPNM e foi meu orientador na conclusão da minha monografia em 2008, na qual esta introdução faz parte, e que se intitula: “A Condição Feminina no Pernambuco do Século XVII-XVIII: Transgressão e Resistência nas Figuras da Elite Colonial”