quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SOCIOLOGIA- 1º ANO

SEMINÁRIOS DE SOCIOLOGIA A SEREM APRESENTADOS NO DIA 04/09/2013


  • O TRABALHO
  • O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
  • A QUESTÃO DO TRABALHO NO BRASIL



O TRABALHO






Ao falar de trabalho nas sociedades antigas e modernas, temos algumas características importantes a serem mencionadas entre elas. Nas sociedades antigas Greco-romanas, a atividade escrava era a base dessa sociedade. Apesar de visto como inferior, o escravo era o grande responsável pelo sustento econômico daquela sociedade. Diferentemente da sociedade feudal, em que a base da produção era o feudo do senhor e o indivíduo responsável por essa produção  de caráter basicamente agrícola era o servo. Finalmente a sociedade capitalista, onde a produção está vinculada ao burguês, que detém os meios de produção, e explora a força de trabalho do proletariado, que vende sua força de produção para sobreviver. Nesse momento podemos notar também, a diferença latente entre trabalho e emprego.

1º Explique a origem do termo ‘trabalho”.

2º Qual a diferença entre trabalho e emprego?





O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA

Para entendermos as características do trabalho nas sociedades modernas, devemos primeiro observar como se constituía nas sociedades pré-modernas. Nas sociedades pré-modernas o trabalho não era o elemento central que orientava as relações sociais. Existiam outros fatores mais importantes definidos pela hereditariedade, religião, honra, lealdade ou posição social, que não eram definidas pelo cargo na produção econômica. Pelo contrário, o campo econômico e o trabalho eram desvalorizados, considerado algo penoso, torturante ou castigo. Nessas sociedades o trabalho está relacionado a obtenção apenas do necessário para manter o sistema funcionando, não existindo por isso a noção de lucro e nem preocupações em otimizar  as técnicas de produção. Com a ascensão do capitalismo a importância do trabalho foi aumentando e ele foi se deslocando para a posição central da vida das pessoas. Com a necessidade dos capitalistas de recrutar pessoas para trabalhar em suas fábricas, passou-se a difundir a ideologia de que o trabalho era algo positivo, bom para todos. Juntamente passou-se a acusar pessoas que não trabalhavam com termos pejorativos a fim de constrangê-los socialmente e forçá-los a trabalhar.

1º Explique com exemplos o que Marx chama de “mais-valia”.

2º Em que consistia o modelo Fordismo-Taylorismo?



A QUESTÃO DO TRABALHO NO BRASIL





A questão do trabalho no Brasil desde o início esteve ligada aos objetivos do capital internacional, o que fica evidente na carta de Caminha, em que se observa o relato do escrivão da esquadra relatando ao rei de Portugal que até então não se pode saber se havia aqui ouro ou prata, no momento da chegada dos portugueses quando vieram tomar posse das terras brasílicas. As primeiras décadas após a escravidão, o Brasil opta por ingressar os imigrantes na lavoura cafeeira em substituição aos escravos, resolvendo assim o problema da falta de mão de obra que se instalou com a abolição em 1888. No início do século XX com a crescente industrialização, verifica-se que parte dos trabalhadores se estabelece nas cidades nas indústrias nascentes e no pequeno comércio local, mas a concentração no campo ainda é bastante elevada. Nos últimos sessenta anos o Brasil observa o surgimento de várias formas de produção e a diversificação das opções de trabalho, porém nem sempre a busca por qualificação acompanha o crescimento dos postos de trabalho. Dois grandes problemas continuam a alarmar o cenário do trabalho no Brasil: a informalidade e o desemprego.

1º Explique o que você entende por trabalho informal.
2º Como o desemprego afetou e ainda afeta os trabalhadores do campo e das fábricas nos últimos anos?

sábado, 17 de agosto de 2013

A ERA NAPOLEÔNICA

ATIVIDADE À DISTÂNCIA
 - 8º ANO 


1º Leia com atenção o texto abaixo e depois responda as questões abaixo:

As conquistas de Napoleão na Europa

            Ao assumir o governo, Napoleão tentou estabelecer uma trégua internacional. Seu objetivo era conquistar estabilidade para fazer as reformas internas em seu país. Assim, após derrotar os austríacos, assinou acordo de paz com a Inglaterra, em 1802.

            A estabilidade não durou muito. Em 1803, Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia uniram-se em uma coligação para declarar guerra à França. Preocupavam os países europeus a concentração de poderes por Napoleão e o sucesso que ele obtinha na reorganização do país.

            Durante as guerras, o exército francês se mostrou imbatível. A maior dificuldade de Napoleão, porém, era vencer a Inglaterra, isolada pelo mar e protegida pela mais poderosa frota marítima do mundo.  Napoleão resolveu invadir aquele país. Mas sua frota marítima acabou destruída pelos ingleses na Batalha de Trafalgar, no litoral da Espanha. O imperador francês voltou-se então para a Europa Central: derrotou a Prússia, tomou a Península Itálica e isolou a Áustria.

            Em 1806, convencido de que era preciso minar a economia inglesa para vencer, Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Os países da Europa ficaram proibidos de comercializar com os ingleses; aqueles que desobedecessem teriam seu território ocupado. A Inglaterra, em resposta, passou a dificultar ainda mais o contato entre os países europeus e suas colônias ultramarinas.
  
 RESPONDA:


a) O assunto mais importante do primeiro parágrafo é?
(    ) As consequências das vitórias de Napoleão.
(    ) Os objetivos de Napoleão.
(    ) As causas das conquistas de Napoleão.

b) Identifique qual era o país que apresentava maior dificuldade para ser dominado por Napoleão e os motivos dessa dificuldade.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Explique o objetivo da adoção do Bloqueio Continental e como ele funcionava.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Por que a família real portuguesa fugiu para o Brasil ?
_______________________________________________________________________________________

e) Como foi a campanha de Napoleão na Rússia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________