quinta-feira, 7 de maio de 2015

SOCIOLOGIA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - INSTITUIÇÕES SOCIAIS

AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS


São órgãos reguladores que moldam os indivíduos com seu controle, através de regras e sanções que nos obrigam a seguir comportamentos e atitudes desejáveis pela sociedade, ou seja: são um conjunto de regras que regem a vida dos indivíduos para viver de acordo com o que é socialmente aceito dentro da sociedade.
A Instituição social é uma estrutura social relativamente permanente, historicamente mais forte que o indivíduo e marcada por padrões de comportamentos delimitado por normas e valores específicos, sendo marcada por finalidades próprias, além de uma estrutura unificada. Servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
As principais instituições sociais são: família, escola (educação), igreja(religioso), econômica, política,  e recreação.
A Família é a primeira instituição que temos relação desde que nascemos. É a que mais influencia os indivíduos pois é o primeiro grupo social a que pertencemos. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura em alguns aspectos varia no tempo e no espaço. Essa variação pode ser quanto ao número de casamentos, quanto a forma de casamento e quanto ao tipo de família e autoridade.
A Escola pode ser vista como um grupo social ou como instituição. Ou seja, por um lado ela é uma reunião de indivíduos com objetivos comuns e em contínua interação. Mas é também uma estrutura mais ou menos permanente que reúne normas e procedimentos padronizados, altamente valorizados pela sociedade, cujo objetivo principal é a socialização do indivíduo e a transmissão de determinados aspectos da cultura e do conhecimento. As relações cotidianas que acontecem no espaço escolar se processam de várias formas: territoriais (corredores, pátio, sala), a forma social e cultural que estabelece regras e formas de funcionamento e a forma existencial, porque na escola, passamos boa parte de nossas vidas, portanto, ser professor, ser diretor ou ser estudante define o nosso ser por alguns anos de vida. 
A minha escola não tem personagem, a minha escola tem gente de verdade
Legião Urbana

Objetivos da Educação

É por meio da educação que os povos transmitem às gerações mais jovens sua herança cultural, seus conhecimentos, seu modo de vida e suas regras e valores. Ao passar por ela, os indivíduos adquirem as informações e condições necessárias para uma vida ativa (inclusive econômica) em sociedade e são preparados para conviver com os outros de acordo com as normas dos grupos sociais a que pertencem. A Escola não é só o lugar que se ensina matérias e conteúdos, é no cotidiano da escola que aprendemos a viver e fazer amigos e como já dizia o mestre Paulo Freire:

“Escola é…o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros,programas, horários, conceitos…
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico…
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se, ser feliz.”



ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 1º ANO 
   1º  Analise a charge abaixo e explique o que mudou na Instituição Família e Escola através da ótica da sociedade atual.




  2º  Sobre a frase: "Pais educam, professores ensinam" explique o que significa de acordo com os estudos sobre as Instituições Sociais.