sábado, 16 de março de 2013

A SOCIEDADE DO OURO - 

A EXPANSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO


Terminada a União Ibérica tem início uma grave crise em Portugal. A economia daquele país dependia do comércio colonial, e nesse período, a Holanda após a expulsão do nordeste colonial no Brasil, passou a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas e nas Guianas (Suriname). Com a concorrência dos produtores coloniais holandeses e sua técnica apurada, a exclusividade brasileira no comércio do açúcar chegou a fim.


Visando explorar o território colonial brasileiro, o governo português estabelece as ENTRADAS que eram expedições oficiais financiadas pelo governo português com o objetivo de encontrar metais preciosos (ouro e prata).

Além das entradas ocorreram expedições parecidas, organizadas por particulares principalmente a partir da vila de São Paulo a fim de capturar indígenas, denominadas de BANDEIRAS.  Assim os “negros da terra” – expressão usada para denominar os indígenas – eram forçados a trabalhar nas lavouras de trigo que abasteciam as vilas e povoações do litoral e no transporte de mercadorias entre o interior e o litoral.




Já as MONÇÕES seguiam o curso dos rios, eram expedições de comércio fluviais que tinham como objetivo vender mercadorias nas vilas e povoações mais distantes.

As primeiras grandes jazidas de ouro foram encontradas pelos exploradores paulistas (bandeirantes) somente no final do século XVII, em 1693. De vido a essas descobertas, a região passou a ser chamada de Minas Gerais. A notícia logo se espalhou provocando uma corrida de pessoas à região. Com a vinda de tamanha quantidade de gente tanto das capitanias mais próximas e também dos reinóis- aqueles que haviam nascido no Reino de Portugal-, a região passou por rápidas transformações. A corrida de ouro contribuiu para o surgimento de vilas e cidades, poucos anos depois das descobertas das jazidas de ouro.

A GUERRA DOS EMBOABAS


Descobridores do ouro de Minas Gerais, os bandeirantes paulistas tinham o direito de explorá-lo com exclusividade, mas muitos reinóis e colonos que viviam em outras capitanias também cobiçavam as riquezas dessas descobertas. A tensão entre os grupos cresceu quando os portugueses passaram a controlar o fornecimento de produtos para a região. Os violentos conflitos entre paulistas e portugueses ficaram conhecidos como GUERRA DOS EMBOABAS.
Os paulistas chamavam de emboabas, palavra de origem tupi que significa “aves de pés cobertos”, em referência às botas que os reinóis usavam, já que os mamelucos que compunham as bandeiras saídas de São Paulo andavam de pés descalços. Os paulistas também usavam o termo emboabas para designar os forasteiros, ou seja, as pessoas que vinham de outras regiões.

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA CASA -
EXPANSÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
8º ANO

1º Por que a colônia portuguesa da América perdeu sua exclusividade no comércio do açúcar?

2º Defina:
A)  Bandeiras
B)  Entradas
C)  Monções

3º Quando e onde o ouro foi encontrado?

4º Qual a consequência da descoberta do ouro para a região das Minas Gerais?

5º Explique com suas palavras o que foi a Guerra dos Emboabas.

6º Defina:
a)  Reinóis-
b)  Emboabas-
_______________________#_____________________________


Para saber mais acesse: 

2 comentários: